Fuga de água / Infiltrações
Deteção de fuga de água e infiltrações.
Métodos
Eletroacústico com Geofone
O Geofone amplifica o som da fuga de água e facilita a escuta. Permite realizar uma análise de frequência. É muito útil, pois nem todas as fugas são ouvidas nas mesmas frequências. Existem diferentes variáveis que precisamos levar em conta como a pressão, o material do tubo, o diâmetro, a profundidade, o tipo de enchimento e a sua compactação, a saturação da água na área e o ruído ambiente e externo. Todas essas variáveis podem ser controladas em maior ou menor intensidade, graças aos filtros de frequência do Geofone.
Gás traçador
O gás rastreador é um método muito eficaz para detectar as fugas de água que são praticamente imperceptíveis, além de permitir detectar as fugas de água onde não se sabe o caminho da tubulação. Essa metodologia também é utilizada na detecção de fuga de gás, sistemas de aquecimento e detecção em fugas de água em piscinas.
O método do gás traçador consiste em introduzir uma mistura de gases (nitrogénio e hidrogénio) nos tubos, onde gás rastreador (hidrogénio) escapará em qualquer micro fissura existente, sendo detectado por um sensor especial.
O gás usado não apresenta nenhum risco, pois não é tóxico, corrosivo ou combustível e não agride o meio ambiente, podendo ser utilizado em redes de água potável com total segurança.
Termografía
As câmaras termográficas são indicadas em aplicações em que é necessário conhecer os comportamentos térmicos e obter medições muito rápidas e de vários pontos de temperatura. Na deteção de fugas de água elas são perfeitos para detetar fugas de água em sistemas de aquecimento e fugas em piscinas.
Termografía
em infiltração
A ciência por trás da termografia infravermelha está baseada na geração de energia eletromagnética.
Em temperaturas mais altas, as moléculas se movem mais rápido e emitem mais energia. Essa energia — radiação infravermelha — não é visível ao olho humano, mas pode ser detectada com uma câmera equipada com um sensor infravermelho, ou seja, uma câmera térmica.
Diferenças térmicas aparecem como cores diferentes na luz infravermelha. Ao analisar a distribuição de cores em imagens térmicas, é possível localizar as áreas de um edifício ou moradia, que estão anormalmente quentes ou frias, o que pode indicar defeitos potenciais, como infiltração de água, isolamento ausente, janelas e portas com correntes de ar .
Vídeo inspeção de tubulações
Nossa tecnologia de inspeção de tubulação com câmera de vídeo é de última geração, o que nos permite encontrar entupimentos, roturas, ou qualquer outro tipo de anomalia na tubulação de forma muito mais RÁPIDA. Quando se realiza inspeção por vídeo nas tubulações, ganha-se tempo na reparação, pois identificamos o local exato do problema o que facilita o reparo e diminui o custo.
Rastreador químico
O rastreador químico é baseado em uma substância química, fluorescente que exposto à luz ultravioleta, reage e mostra uma cor diferente. A aplicação é realizada em estruturas como lajes de betão, tetos, sanitas, coberturas, terraços, bases de duche, varandas, tubos não pressurizados e tubos de queda de águas pluviais e esgoto.
É muito utilizado para detecção de fugas de água em sistemas de esgoto, onde não se consegue filmar a tubulação, para detetar infiltrações em lajes, telhados e terraços, onde tenha sido feita impermeabilização, mas que a termografia não possa ser utilizada ou não seja conclusiva.
Com a utilização do rastreador químico podemos verificar a estanqueidade do local inspecionado.
Teste de estanqueidade
O teste de Estanqueidade é um dos testes mais utilizados para identificação de problemas nas tubulações de água, desde a má instalação até deformidades.
Este teste é feito em qualquer tipo de tubulação, podendo ser usados a própria água do sistema, ar comprimido, ou outro tipo de gás, dependendo do tipo de fuga que se está procurando. Os testes em tubulações com a própria água e com ar comprimido são os mais utilizados.
Este teste é muito utilizado em redes de esgoto, para sabermos se existe perda de água na rede, nas tubulações de abastecimento, fazemos a estanqueidade com ar comprimido ou gás traçador, para podermos com os equipamentos eletrônicos descobrir o local da rotura da tubulação.
Outros locais beneficiados por esse teste são: Piscinas e lajes, para garantia de uma boa instalação da tubagem assim como atestando a boa vedação da impermeabilização.
Existem vários tipos testes de estanqueidade, mas os que utilizamos com mais frequência são: obturação pneumática, com tamponamento por balão, ar comprimido e
lâmina d´água